Resultado de imagem para sobre o novembro azul


Novembro Azul: campanha conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo que mata mais homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, só em 2013, 60 mil novos casos sejam diagnosticados no país.

Para evitar o aumento desses números, foi criada uma campanha similar ao Outubro Rosa, que tem por objetivo combater o câncer de mama entre as mulheres. É o Novembro Azul, celebrado durante o mês mundial de combate ao câncer de próstata. O objetivo do movimento é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos. O Movimento Novembro Azul faz parte da Campanha "Um Toque, Um Drible", que busca promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao especialista e à realização do exame de toque. 

Grande parte da população masculina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do câncer de próstata. No Rio Grande do Norte, a Liga Contra o Câncer detectou em 2011, 771 novos casos; em 2012, 814 e este ano, até maio, foram diagnosticados 264 novos casos. 

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É ela que produz 70% do esperma. Quando as células deste órgão começam a ser multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer.

A próstata fica, então, mais endurecida e a doença é facilmente descoberta no exame de toque retal. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no mundo.